O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, se reuniram na manhã de hoje para apresentar detalhes de dois acordos que serão assinados em julho: reconhecimento mútuo dos certificados de aeronavegabilidade e segurança emitidos pela Anac e Easa (órgão regulador europeu); acordos bilaterais entre Brasil e países membros da União Europeia.
As negociações estão concluídas e serão assinadas em julho, no dia 14, após o cumprimento das formalidades entre os países. "O objetivo é unificar todos os acordos bilaterais entre o Brasil e os países membros do continente europeu. Vamos expandir os 13 acordos para os 27 países", explicou Bruno Dalcomo, coordenador da Anac.
Com o acordo, uma companhia francesa poderá voar de Portugal para o Brasil, por exemplo. "Eliminamos a nacionalidade com este acordo", afirmou o ministro Nelson Jobim.
Em relação ao outro acordo, Jobim explicou que com isso, uma aeronave fabricada no Brasil e certificada pela Anac não precisará ser novamente certificada pelo regulador europeu e vice-versa.
Durante todo dia de hoje acontecerão debates sobre o tema. O encontro faz parte da Cúpula da União Europeia – América Latina da Aviação Civil, uma iniciativa conjunta da Anac, União Europeia e Comissão Latino-Americana de Aviação Civil (Clac).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui.Obrigado. Volte sempre.