
Natal - Augusto Severo (NAT / SBNT)
HISTÓRICO
Localizado quase ao nível do mar (169 pés), com condições meteorológicas e geográficas favoráveis, o Aeroporto Internacional Augusto Severo, no município de Parnamirim (RN), fica a 18 quilômetros da cidade do Natal (RN). Seu nome homenageia Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, potiguar que morreu em um acidente na França, em 1902.
Durante todo o período da II Guerra, apesar do intenso movimento aéreo em Parnamirim, não foi necessário a instalação de um terminal de passageiros. De uma forma ou de outra, os poucos civis, que passaram pela Base Aérea de Natal ou Parnamirim Field estavam ligados aos esforços de guerra e, por outro lado, os prédios das antigas companhias comerciais que operaram no campo entre 1927 e 1942 estavam adaptados às funções militares o suficiente para atender ao movimento de embarque e desembarque. A situação mudou com o fim do conflito. O comando da Base e os dirigentes das companhias de aviação comercial perceberam que seria necessário um terminal que atendesse à população civil, evitando o trânsito de passageiros pela área militar.
Ao receber as instalações da Base Leste, em 1º de outubro de 1946, o Ten.Cel.Av. Rube Canabarro Lucas delimitou próximo à cabeceira da pista, no lado leste, a área que seria usada pelas companhias civis. Naquele mesmo ano, durante as comemorações do Dia do Aviador, foi inaugurada a Estação de Passageiros da Base Aérea de Natal, construída com recursos do Ministério da Aeronáutica.
O espírito de colaboração e interesse do comando nas atividades civis do aeroporto ficaram evidenciados com a concessão para hospedar visitantes e passageiros em trânsito nas dependências da Base. Natal não tinha, ainda, hotéis suficientes para atender à demanda crescente de visitantes que chegavam à cidade via aérea.
Seis anos depois da inauguração, a estação de passageiros foi elevada à condição de Aeroporto Internacional Augusto Severo, por meio da Lei nº 1.473, de 24 de novembro de 1951. A primeira grande reforma e ampliação foi realizada em 1978, quando o então governador do estado, Tarcísio Maia (1975-1979), e o comandante do II Comando Aéreo Regional, o Major-Brigadeiro Ismael da Motta Paes, assinaram convênio para as obras. Além de um novo estacionamento, teve sua administração transferida para a Infraero. Em 31 de março de 1980, as novas instalações foram inauguradas. O custo da obra foi de seis milhões de cruzeiros, sendo 35% do governo e 65% do Ministério da Aeronáutica.
Em 1999, o Governador Garibaldi Filho, por meio de convênio com a Infraero, iniciou a construção de um novo terminal de passageiros, incluindo a ampliação da pista de 2.200 para 2.600 metros de comprimento e de 18 para 24 metros de largura. As antigas instalações foram deixadas para o movimento de cargas.
Com um desenho arquitetônico moderno, a nova estação de embarque e desembarque tem três pisos, parque de estacionamento, climatização, áreas diferenciadas para voos domésticos e internacionais e quatro passarelas móveis (fingers) de embarque e desembarque nos aviões. Os custos foram de R$ 30 milhões, 60% do governo estadual e o restante do governo federal, por meio do Prodetur e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O novo Aeroporto Internacional Augusto Severo foi inaugurado em 6 de dezembro de 2000, com a presença de presidente da Republica, Fernando Henrique Cardoso.
O aeroporto é compartilhado com BANT (Base Aérea de Natal), principal base de instruções de pilotos de combate da Força Aérea Brasileira (FAB). A cada ano, a unidade recebe aproximadamente 65 aspirantes a aviador, os quais são treinados em mais de 60 aeronaves dos tipos Super Tucano A-29, Xavante AT-26 e Esquilo UH-50. A BANT também recebe anualmente aeronaves F-5, Miragem 2000 e AMX de outras organizações militares e até de outros países, a exemplo da CRUZEX, que utilizam da excelente infraestrutura para realizarem o treinamento de seus pilotos, perfazendo uma média de 4000 pousos mensais, levando o Aeroporto Internacional Augusto Severo a ser o segundo aeroporto do Brasil em termos de movimentação de aeronaves.
As comunicações aeronáuticas são operadas e coordenadas pela Aeronáutica, através do DTCEA-NT, bem como os Serviços de Informações Aeronáuticas (AIS). O aeroporto dispõe, ainda, de equipamentos de auxílio à navegação aérea como ILS CAT I, VOR/NDB e PAPI nas 03 (três) pistas.
O sistema de infraestrutura operacional do aeroporto é composto por três pistas de pousos e decolagens; 16 pistas de táxi; três pátios; sendo um pátio para aviação comercial, um pátio para aviação geral e um pátio para aviação de carga e pernoite.
COMPLEXO AEROPORTUÁRIO
Sítio Aeroportuário - Área: 13.418.371,07 m²
Pátio das Aeronaves - Área: 36.924 m²
Pista - Dimensões(m): 2.600 x 45 e 1.800 x 45
Terminal de Passageiros - Capacidade/Ano: Área(m²): 11.560
Estacionamento - Capacidade: 500 vagas
Estacionamento de Aeronaves - Nº de Posições: 25 posições
FONTE INFRAERO
FOTO JOZIL DE LIMA
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